outubro 29, 2013

Croquis, vestidos, desfile!

  Qual a relação de vestidos e confeitaria? Simples! Estes são, nada mais e nada menos que, os croquis dos vestidos feitos de chocolate do Salon du Chocolat de Paris, que começou ontem e vai até domingo, dia 2.
  O desfile, algo sempre muito esperado neste evento, tem como tema esse ano "A magia do cacao", onde jovens talentos e estilistas renomados realizam suas criações. 
  A partir de hoje e todos os dias ás 17h, ocorre o desfile no espaço Cacao Show do Salon du Chocolat.  

NYMPHE DES TEMPS MODERNES
 - CHRISTOPHE GUILLARMÉ & EMMANUEL RYON POUR CACAO BARRY

 ÉCLAT - GAËLLE VERRIEST (TALONS AIGUILLE) & JACQUES BELLANGE

PLUIE D’OR - FLORENCIA SOERENSEN & PHILIPPE BERNACHON

               LA MAGICIENNE - ITZIAVALÉRIE PACHE & STÉPHANE BONNAT

LE CARROUSEL ENCHANTÉ - NICOLAS FAFIOTTE & SÉBASTIEN BOUILLET

GOURMANDISE - 
CHRISTELLE BRUA ET FRÉDÉRIC ANTON POUR LE PRÉ CATELAN & SONIA PHILIPPOT (JEITO BIJOUX)

LA FÉE - PHILIPPE MODEL & FRÉDÉRIC CASSEL FONTAINEBLEAU
 

LES POUVOIRS DU CHOCOLAT
 - WANDERSON ALVES DE MELO (TALONS AIGUILLE) & CÉMOI

CONSTELLATION - CHRISTOPHE-ALEXANDRE DOCQUIN & PATRICE CHAPON

MAGIE DE LA RENCONTRE ENTRE DEUX CULTURES - JEAN DOUCET & LE CHOCOLAT DE H

GALACTICA - SELIMETU JANE (TALONS AIGUILLE) & VINCENT GUERLAIS

DAPHNÉ  - MARIA BOYAROVSKAYA (TALONS AIGUILLE) & JEAN-PAUL HÉVIN

FASHION MAGIE - 
NATHALIE ERKAN (TALONS AIGUILLE) & FRANCK KESTENER

L’ALCHIMIE DE LA NATURE - LAUREN BITAR (TALONS AIGUILLE) & ARNAUD LARHER

CUP CAKES - FREYAGUSHI & MÉLODIE ASSERAF pour LES SUCRERIES DE MÉLODIE

DIVINE ZEPHYRINE - 
MANON BRESSON-CANCEL & JEAN-MARC RUÉ ET KEIKO ORIHARA POUR MONSIEUR CHOCOLAT

LA DÉESSE CHOCOLATÉE - NATHALIE VIGNE & FRANÇOIS PRALUS

PUMP UP THE VOLUME - BENJAMIN BOUT POUR BEN BRASS & CHOCOLATERIE DE PUYRICARD

ÉCLOSION - STÉPHANE MARTELLO & BRUNO ROULY



Salon du Chocolat
de 28 de outubro a 3 de novembro de 2013
10 às 19h
Porte de Versailles, Pavillon 5, Paris FR
Ingressos (adulto): 13 euros 


junho 16, 2013

Fauchon cria edição limitada de éclairs para a marca Lacoste

    Em comemoração aos 80 anos da marca Lacoste, a Fauchon cria quatro modelos inéditos de éclairs inspiradas na marca. 



  Os sabores criados pelos chefs são de chá verde, amêndoa, baunilha e limão com morangoSão decoradas com conchas moldadas de chocolate, reproduzindo a textura do tecido das famosas camisas polo da marca. Para a versão listrada foi usada pasta de amêndoas brilhante. 
  O famoso e inconfundível crocodilo não poderia faltar. É ele, feito de marshmallow, que finaliza a criação.

  As Éclairs Crocodiles FAUCHON estão sendo vendidas somente essa semana, de 17 a 21 junho, em Paris. O preço unitário é de 7€ e a caixa com as quatro, 28€. 


FAUCHON
http://www.fauchon.com/ 
24 - 26 Place de la Madeleine - Paris
+33 0170393802 - commandesmagazin@fauchon.fr



Gostou do post? Clique em "Curtir" na página Confeitaria me interessa no Facebook e saiba quando houverem atualizações no blog.

junho 03, 2013

Expérience Sucrée - Thierry Mulhaupt


  A Thierry Mulhaupt Pâtissier é uma confeitaria super "clean" que fica no coração de Strasbourg, bem próxima a Cathedral de Notre Dame. Estive lá já fazem duas semanas, e como não é um "salon de thé", eu só comprei meus lindos doces e fui me sentar na Place Gutenberg. Pode não ser a maneira mais confortável de se degustar as sobremesas mas, se trantando de um dia lindo, foi extremamente prazeroso. 


Fachada da confeitaria
  
  
Várias opções de suvenirs: geléias, chocolates, drágeas, pães, cakes...


Corredor onde escolhemos os produtos no balcão


Doces individuais


Entremets 


  Escolhi três produtos: um financier (eu amo financiers!), Le Plaisance e Le Feuillety. Os dois últimos são famosos e sugeridos pela crítica. 


Plaisance, Feuillety e o financier abaixo
  O Le Plaisance é composto por uma génoise de amêndoas, coulis de framboesa com um toque de lichias, e cheesecake de rosas. Realmente, foi um dos melhores doces que comi aqui na França. É muito leve, o açúcar é super discreto e o principal: não dá aquela impressão de estarmos "comendo perfume". Sim, tenho que admitir que tenho uma certa resistência a pratos com água de rosas/ essência de rosas. As vezes os cozinheiros e confeiteiros exageram, e pra mim isso acaba com o prato, o torna intragável. Sorry!


Le Plaisance, Place Gutenberg e a Catedral. Jolie!

  O financier estava ótimo, como todo financier bem feito. Eu poderia ter comido mais uns dois! Mas me contive. Eu ainda tinha que comer o Le Feuillety que acabei descobrindo mais tarde, já em casa, que era ótimo, tanto quando os outros doces.
  O Le Feuillety é uma perdição de chocolate. Possui base de praliné filetada, génoise de chocolate, creme brûlée de baunilha e uma mousse de chocolate, potente, feita com cacao da Venezuela. Realmente a palavra é essa: POTÊNCIA. O chocolate amargo de excelente qualidade faz com que o doce levite. Sério, não estou exagerando, o doce tem muita qualidade. O creme brulée, que é a primeira camada depois da base, "quebra" as demais camadas (todas feitas com chocolate) tornando o doce muito harmônico. 


Le Feuillety (at home!)
 
  Thierry Mulhaupt já esteve ao lado de consagrados chefs patissiers em Paris, algo que lhe trouxe experiencia mas principalmente disciplina, precissão e exigência. Enquanto estava na capital parisiense estudava também Belas-Artes o que o torna ainda mais eficaz em suas criações gourmets. Está em Strasbourg desde 1991 e em 99 inaugurou sua primeira boutique, a "Épice et Chocolat", onde o foco fica nos presentes gourmets. 
  Já Ganhou quase dez prêmios em sua careira, entre eles Chocolatier e Patissier do ano no guia Pudlowski e Melhor patissier pelo Champérard. 



Mais fotos no álbum Thierry Mulhaupt Pâtissier, na página Confeitaria me Interessa, no Facebook.



THIERRY MULHAUPT
18, rue du Vieux-Marché-aux-Poissons, Strasbourg, FR
+33 (0)3 88 23 15 02
 Fechado em segundas-feiras 


março 11, 2013

Especial Páscoa - JellyBread




   A JellyBread procura unir o melhor da confeitaria e da panificação no mesmo local, no Jardim Paulistano, em São Paulo. A casa, que foi inaugurada a pouquíssimo tempo, em julho de 2012, conta com dois chefes no seu comando. 
   Amanda Lopes, a frente dos doces, é formada no Senac Campos do Jordão e se especializou em confeitaria nas conceituadas Lenôtre e Paul Bocuse. Estagiou nas pâtisseries de Laurent Duchenne e de Pierre Hermé, em Paris. Trabalhou por anos na Douce France e foi chef pâtissière do restaurante La Brasserie, ambos em São Paulo.
   Já Raffaele Mostaccioli, comanda a fabricação de pães, algo que aprendeu com sua família na pequena cidade de Scala, no sul da Itália. Italiano, mudou-se para o Brasil há 22 anos. Abriu em 2005 o I Sapori del Pane, atelier especializado em pães de fermentação longa e natural. Fornecia seus produtos para restaurantes como Due Cuochi, Eñe, Empório Basilicata e Vinheria Percussi.
  Entre os destaques da casa estão o mil-folhas de banana, os brigadeiros gourmets, bolos recheados e macarons, além disso os pães de centeio, baguettes, croissants e brioches também são bem requisitados.  

Algumas das novidades criadas pela JellyBread para essa páscoa:

Coco com Baunilha
Ovo de chocolate branco com recheio cremoso de coco, baunilha e amêndoas tostadas.  Possui 400g e custa 116 reais.




Intensamente Cacau
Composto por chocolate 53% e 70%, recheado com brigadeiro meio-amargo, biscoito fudge e licor de cacau.  Possui 400g e custa 116 reais.





Ninho de Páscoa
  Ninho de chocolate ao leite com ovinhos de sabores diversos. Possui 400g e custa 116 reais.  

   

   A JellyBread também conta com uma excelente Colomba Pascal, elaborada com longa fermentação 100% natural. A Colomba al Limoncello d'Amalfi leva em seu preparo limão siciliano e chocolate branco, coberta com açúcar, amêndoas e limão. Tem 650g e custa 49 reais. 
   Além dos ovos citados acima, há ainda outros três sabores disponíveis: Bonaparte (com chocolate ao leite e recheado com avelã e doce de leite), Crocante de Amêndoas (chocolate 53% e recheio de amêndoas tostadas com chocolate ao leite) e o Banana e Castanha de Caju (com chocolate 53%, recheio de caramelo de banana e castanha de caju). Todos os ovos possuem o mesmo peso e valor. 
   Também há os Cokkies de Páscoa, nas versões biscoito, marzipan ou pão de mel. A unidade custa 9,50 reais. 


Gostou do post? Curta a página Confeitaria me interessa no Facebook e saiba quando houverem atualizações no blog.

março 08, 2013

Especial Páscoa - Chocolates Nugali

   Durante praticamente o mês inteiro de março, ocorre em Pomerode, Santa Catarina, a 5ª edição da Osterfest. É uma festa alemã que celebra a páscoa com diversas atrações como feira de artesanato, pintura de ovos, serenata de páscoa, cafés coloniais e a Osterbaum, uma imensa árvore de galhos secos onde serão pendurados mais de 14 mil ovos vazios pintados.
   A Nugali é uma chocolateria localizada em Pomerode e participa ativamente da Osterfest.  
   
Este vídeo fala um pouco sobre a Nugali e mostra como são feitos seus chocolates.




A seguir, os produtos apresentados pela Nugali nesta páscoa.

Fabergé Kobaltblau
São três ovos, um dentro do outro. Um de 80% cacau, o outro de 70% e o último ao leite com 45% cacau. O cacau utilizado é gourmet e de origem controlada, brasileiro e equatoriano. Embalados em decoração de porcelana e louça alemã em azul cobalto e ouro. Peso: 345g. Custa 120 reais. 





Ovos pintados
Para comemorar a tradição alemã de pintar os ovos na Páscoa, a Nugali traz uma coleção de ovos com desenhos exclusivos. O chocolate é ao leite com 45% de cacau. Peso: 210g. Custa 25 reais.






Galinha dos ovos de ouro
 Inspirada em um porta-ovos antigo, a galinha aramada fabricada artesanalmente leva em seu interior doze ovos de chocolate ao leite 45% cacau. Peso: 420g. Custa 85 reais. 





Coleção Páscoa - Nougat
Ovinhos de amêndoas selecionadas envolvidas em mel e misturadas ao chocolate ao leite. Peso: 210g. Custa 27,50 reais. 





Coleção Páscoa - Gianduia
 Ovinhos de textura aveludada, feitos com chocolate ao leite refinado misturado com avelãs selecionadas. Peso: 210g. Custa 27,50 reais. 




Gostou do post? Curta a página Confeitaria me interessa no Facebook e saiba quando houverem atualizações no blog.



março 07, 2013

Especial Páscoa - Boulangerie Guerin

A páscoa chega mais cedo esse ano e com ela centenas de ofertas de presentes saborosos. Durante o mês de março, vou tentar mostrar aqui as tendências para a páscoa 2013 nas confeitarias do Brasil, da França e de outros lugares do mundo.

Boulangerie Guerin, do chef Dominique Guerin, está localizada em Copacabana, no Rio de Janeiro. Além dos pães tradicionais como baguette, brioche e pão au levain, a boulangerie conta com éclairs, mil-folhas, macarons e tortas. Em 2012 recebeu os prêmios de "Melhor Doce" pelo jornal O Globo, e "Melhor Pão" pela revista Época. 

Dominique Guerin foi um dos primeiros chefs franceses a chegar no Brasil. Foi eleito pela Gula como melhor Chef Patissier do Rio de Janeiro 2007, e pela revista Veja Rio como Personalidade Gastronômica 2009/2010.

Este ano, além dos ovos, Guerin apresenta seu Ninho de Páscoa.


Nid de Pâques Guerin

Feito com dacquoise e suspiro de amêndoas, coberta com creme de chocolate ou praliné de avelã. Acompanha ovinhos e guloseimas feitas de chocolate. Custa 96 reais. 







Ovos de Páscoa
Os ovos de páscoa da Guerin, podem ser adquiridos em três sabores: chocolate intenso (50% cacau), chocolate ao leite (30% cacau) ou chocolate branco. São recheados com guloseimas de chocolate e possuem tamanhos variados: 450g, 550g e 650g. Seu preço varia de 80 á 120 reais. 


Gostou do post? Curta a página Confeitaria me interessa no Facebook e fique de olho nas atualizações do blog.

março 05, 2013

Eliminatória sul-americana do World Chocolate Masters


No final do mês de fevereiro, no dia 22, ocorreu em São Paulo, a etapa sul americana do concurso World Chocolate Master organizado pela Barry Callebaut. O vencedor foi um confeiteiro brasileiro, Sergio Shidomi. Houve também outras duas participações brasileiras na eliminatória, Diego Lozano e Giuliana Cupini
Durante a competição, que teve nove horas de duração, os participantes tiveram que fazer bombons moldados, releitura de receita clássica da América do Sul, entremet de chocolate e uma escultura de chocolate. 
O juri foi comandado pelo diretor da Chocolate Academy in Canada, Philippe Vancayseele. Os demais avaliadores eram Fabrice Le Nud, Laurent Suadeau, Dominique Guerin, Amanda Lopes e Mara Mello. 
Sergio Shidomi nasceu no Brasil e foi radicado no Canadá. É o chocolatier e principal chef pâtissier da Old Firehall Confectionery, em Ontário.   



Sergio Shidomi


Bombons com chocolate meio amargo e ao leite recheado com coulis de framboesa e ganache de menta

Releitura da sobremesa pudim. Feito em camadas de crumble de amêndoas, flan de chocolate, xarope de maple e baunilha, telha e cremoso de chá Earl Grey, finalizado com calda de maçã

Entremet com camadas de massa de amêndoas, caramelo de caju e raspas de casca de laranja, massa de chocolate extra forte, geléia de manga e maracujá, mousse de chocolate branco e glaçagem feita com chocolate amargo


Shidomi e sua escultura: do fruto do cacaueiro à barra de chocolate

A grande final do World Chocolate Masters ocorre em outubro deste ano, em Paris. 



março 01, 2013

2000 Feuilles

2000 Feuilles ou 2000 folhas. Esse é o nome do novo produto da maison Pierre Hermé Paris, definido por eles como "sublinemente saboroso". 
Este doce, desenvolve textura harmoniosa através do recheio macio e da crocância da massa folhada e praliné. 
Sua composição se define por: massa folhada caramelizada, praliné de avelãs do Piemonte e creme mousseline de praliné. 


2000 Feuilles


Bebidas indicadas para acompanhar: Moscatel da Córsega, vinho quente da Provença.

É vendido em quatro tamanhos: porção individual, 4, 8 e 12 porções. Seu preço varia de 6,90 á 79€.


fevereiro 27, 2013

A primeira chocolaterie parisiense de Alain Ducasse

"Chocolat, le mot se savoure avec gourmandise. Le chocolat est une promesse de bonheur à laquelle on cède avec volupté."  Alain Ducasse


Alain Ducasse inaugurou há uma semana, 20 de fevereiro, seu sonho: uma fábrica de chocolates em pleno coração de Paris. O lugar é elegante e sóbrio e foi inspirado nas fábricas de Nova York.  
Tudo é feito na casa e há diferentes tipos de chocolates. Antes mesmo de abrir as portas, foram produzidos ali bonbons, tabletes, pralinés, ganaches e principalmente chocolates para derreter enviados aos restaurantes de Alain Ducasse. Desde 18 de fevereiro os restaurantes de Monaco, Paris e Londres já contam em suas receitas com os feitos da fábrica.


Sacas de cacau vindas dos quatro cantos do mundo: Peru, São Tomé, Madagascar,
Trinidade, Vietnã , República Dominicana...



Quem esta á frente da produção é o confiável Nicolas Berger, chocolatier torréfacteur de cacau, que foi pâtissier de Ducasse por muito tempo. O trabalho é lento e é preciso ter paciência, mas Berger demostra amor pelo bem feito. 

Nicolas Berger


Os chocolates são refinados, equilibrados e muito elegantes. Mas mesmo assim, o que se pergunta é sobre os preços bem acima da média. O preço dos bombons de 8,6g, sai por nada menos que 155€ o kilo. Se for comparado com outras casas de chocolate de qualidade bem parecida, vemos a grande diferença. La Maison du Chocolat custa 117€ o kilo. Na Gilles Cresno de 70 á 117€  e na Patrick Roger de 96 á 108€ . E então, vale pagar tudo isso por um chocolate Alain Ducasse?


Alain Ducasse


40, rue de la roquette 75011 Paris - Tél : 01 48 05 82 86



fevereiro 26, 2013

Baba Infiniment Citron

Esta é a edição especial da Baba Infiniment Citron da Pierre Hermé Paris. A edição é limitada,vai até o dia 10 março.



É composta por massa de baba embebida em Limoncello, creme de limão, patê sablée de limão, chantilly aromatizado, geleia de limão, limão fresco e confit.

A potência desta baba está justamente caracterizada pela substituição do Rhum pelo licor de Limoncello. O chantilly aromatizado com limão traz uma agradável leveza. Os limões frescos entrelaçados com os confitados trazem acidez para a requintada geleia.

Está disponível em três tamanhos: individual, 3/4 porções e 6/8 porções. O preço varia de 6,90 á 56 euros.

As bebidas recomendadas para acompanhar são água mineral, chá ou café.